segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Estudo Biblico Escravos da Lei
 Evangélica Gospel


Escravos da Lei



Pessoas há que se acostumam com o cativeiro, gostam da condição de escravas. Insondáveis mistérios da alma humana. Os excluídos não raro preferem a escuridão das cavernas à luz da liberdade. Há os que convivem com ratos nos subterrâneos das grandes cidades. Para eles, os grilhões são necessários, e a liberdade, inatingível e incompreensível. Apresentarei um exemplo mais ameno.
         Muitas árvores crescem sob proteção. Colocam ao seu redor uma grade de ferro ou de madeira para protegê-las das intempéries. Na verdade, a árvore fica encarcerada. Até certo estágio do seu desenvolvimento, nada contra. Depois, essa prisão, dantes necessária, passa a constrangê-la, a impedir a sua natural evolução. Seus movimentos ficam tolhidos, limitados; murcha, enfraquece e morre. A conclusão inequívoca é que a grade protetora pode ser instrumento de tortura e morte. Não podemos continuar ignorando as muitas advertências da Palavra:
 
“O qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica. Se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória... como não será de maior glória o ministério do Espírito? Se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça. Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em glória o que permanece. O mesmo véu está por levantar na lição do Velho Testamento, o qual foi por Cristo abolido” (2 Co 3.6, 7, 8, 11,14).

         A grade da arvorezinha era transitória. No devido tempo seria removida. Livre dessa amarra, que a fez reconhecer sua fragilidade, ela está apta a se desenvolver em plena liberdade.
 
“Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar. A lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo. Mas, depois que a fé veio, já não estamos debaixo de aio” (Gl 3.23-25).

         Como disse, a alma humana guarda muitos mistérios. O homem é capaz de desejar um retorno à vida de servidão. O povo de Deus, guiado por Moisés no deserto, teve saudade da escravidão do Egito.
 
“Deus enviou seu Filho... para remir os que estavam debaixo da lei... Como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl 4.4-5; 5.1).

         As obras da lei, isto é, o cumprimento das exigências da lei, não são meios de justificação. A lei nos diz que somos pecadores e que não podemos cumprir todas as suas exigências. Logo, precisamos da graça.
        “Pois, pela graça sois salvos, mediante a fé” (Ef 2.8). 

“O homem não é justificado [considerado sem culpa] pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo. Estou morto para a lei, para viver para Deus” (Gl 2.16, 19, 20).
 
        Na morte, direitos e obrigações são desfeitos. Morremos com Cristo e com ele ressuscitamos para uma nova vida.
 
“Mas, agora, estamos livres da lei, pois morremos para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra” (Rm 7.1-6).

         O legalismo tem feito muitos escravos, incapazes de entender o evangelho da graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Assemelham-se à situação daquele homem que sofreu um acidente e ficou pendurado em meio à escuridão. Não atendeu à voz que lhe dizia: “Corte a corda”. Cortá-la seria cair no precipício. Segurando-a firmemente, estaria seguro. No dia seguinte, foi encontrado morto, congelado, a dois metros do chão, agarrado à corda “salvadora”.
         Não temam viver segundo a Lei do Espírito e vivenciar a liberdade com que Cristo nos libertou.


Estudo Biblico Inveja, Um Grave
Pecado Evangélica Gospel


Inveja, Um Grave Pecado



A inveja, do hebraico qinah, do grego phthonos, e do latim invidere, pode ser entendida como uma tristeza, um ressentimento pela prosperidade e felicidade do próximo. O invejoso não deseja o lugar ou os bens do outro (cobiça), mas que o outro não seja bem sucedido em suas realizações e na vida. 

Conforme Champlin:

A inveja é uma das maiores demonstrações de mesquinharia humana, causada pela queda no pecado. Os invejosos chegam a fazer campanhas de perseguição contra suas vítimas, as quais, na maioria das vezes, não têm qualquer culpa por haverem despertados tal sentimento nos invejosos. Geralmente os malsucedidos têm inveja dos bem-sucedidos. Essa é uma tentativa distorcida para compensar pelo fracasso, glorificando ao próprio “eu” e procurando enxovalhar a pessoa invejada. Está baseada, portanto, na mais pura carnalidade. Muitas vítimas da inveja já descobriram que a melhor maneira de evitar o invejoso é fugir dele. Uma pessoa bem-sucedida não pode abandonar o seu sucesso, somente para satisfazer o invejoso, tornando-se um fracassado como ele [...]. A inveja tem sido motivo para muitas histórias pervertidas, para muitos dramas humanos.

Observemos a maneira como na Bíblia o tema “inveja” é tratado:

- A inveja é algo que não devemos ter em relação aos homens iníquos, perversos, violentos, pecadores, malignos, malfeitores (Sl 37.1; 72.2-3; Pv 3.31; 23.17): A aparente felicidade e prosperidade dos homens que não temem a Deus não deve despertar em nós tão pernicioso sentimento. É preciso que consideremos o fim deles (Sl 73.17-20).

- A inveja promove a competição entre os homens (Ec 4.4): As nossas habilidades, talentos, realizações e trabalhos não devem ser produzidos pela inveja, pelo desejo de superar o outro, de ofuscá-lo ou ridicularizá-lo.

- A inveja é um pecado característico do mundo pagão/gentio sem Deus (Rm 1.29): Ao escrever aos romanos ele declara que o homem sem Deus está cheio de inveja (gr. mestous phthonou, μεστους φθονου).

- A inveja é uma das obras da carne (Gl 5.21): A inveja (gr. phthonoi, φθονοι) é uma obra da carne (gr. erga tes sarkos, εργα της σαρκος, Gl 5:19). Para Barclay, a carne é “a natureza humana conforme se tornou através do pecado”.

- A inveja é o motivo pelo qual alguns proclamam a Cristo (Fp 1.15): Era “por inveja e rivalidade” (gr. dia phthomon kai erin, δια φθονον και εριν), que alguns tentavam ofender e atrapalhar a prosperidade do ministério de Paulo.

- A inveja é resultado de mentes contenciosas e entorpecidas por heresias, que usam a piedade com fonte de lucro (1 Tm 6.3-5): O entorpecimento, a obsessão, o desejo egoísta dos falsos mestres fazem nascer inveja (gr. givetai phthonos, γινεται φθονος, v. 4).

Clemente de Roma, um dos Pais da Igreja, ao escrever a sua Primeira Carta aos Coríntios, adverte acerca dos males da inveja, e afirma ter sido ela a causa do assassinato de Abel (fratricídio), por seu irmão Caim (Gn 4.3-8; 1 Jo 3.11-12), do ódio dos irmãos de José (Gn 37.3-4), da sedição de Arão e Miriã (Nm 12.1-16), da rebelião de Corá, Datã e Abirão (Nm 16.1-3), da perseguição de Saul sobre Davi (1 Sm 18.6-12). A inveja pode ter gerado a armação feita pelos presidentes e sátrapas contra Daniel (Dn 6.1-13). Foi a inveja que desencadeou o plano dos líderes judaicos para matar Jesus (Mt 27.18; Jo 11.47-53).

A inveja foi também incluída na lista dos sete pecados capitais. Os sete pecados capitais foram formalizados no século VI, quando o papa Gregório Magno, tomando por base as cartas de Paulo, definiu como sendo sete os principais vícios de conduta: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, preguiça e inveja. A lista só se tornou "oficial" na Igreja Católica no século XIII, com a Suma Teológica, documento publicado por Tomás de Aquino. No documento, ele explica o que os tais sete pecados têm que os outros não têm. O termo "capital" deriva do latim caput, que significa cabeça, líder ou chefe, o que quer dizer que as sete infrações são as "líderes" de todas as outras.

Luís Vaz de Camões (1524-1580), poeta português, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa, disse: “onde há inveja, não há amizade”.

A inveja é um mal que está presente na vida em família, na vida em sociedade (escola, faculdade, trabalho, etc) e na comunidade cristã, inclusive entre os seus líderes (obreiros, ministros, etc.).

Oremos a Deus, e assim como fez Davi (Sl 139.23-24) peçamos que Ele nos sonde, e veja se em nosso íntimo há algum caminho mal, dentre os quais, o caminho da inveja, para que trilhemos o caminho da alegria e do gozo pela felicidade e pelo sucesso no nosso próximo (Rm 12.15a).

Amado irmão, caminhe firme na Palavra e confiante no Senhor, para que assim as aflições que a inveja provoca sejam superadas. Não tema os invejosos. Querendo ou não, gostando ou não, aqueles que não vivem conforme a reta justiça contemplarão o cumprimento das promessas do Senhor em nossas vidas, para a manifestação e o louvor de sua glória:

Lembrai-vos disto e tende ânimo; tomai-o a sério, ó prevaricadores. Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei. Ouvi-me vós, os que sois de obstinado coração, que estais longe da justiça. Faço chegar a minha justiça, e não está longe; a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião o livramento e em Israel, a minha glória. (Is 46.8-13, ARA).

domingo, 30 de setembro de 2012


Estudo Biblico Davi Busca
o Perdão de Deus Evangélica Gospel


Davi Busca o Perdão de Deus


Objetivo da doutrina: Deus pode perdoar quem o mundo quer condenar. Perdoar é permitir que a pessoa que nos ofendeu renasça na história da nossa vida.

Introdução: Um homem segundo o coração de Deus se embaraçou com o pecado, o que lhe custou traumas pessoais, depressão e desespero. Contudo, sua experiência de humildade e arrependimento nos ensina o caminho dos que querem ter comunhão íntima com Deus. Davi foi restaurado!

1 – O CLAMOR DO CULPADO

a) Pede a misericórdia de Deus - Sl 51.1;
b) Clama a Deus, das profundezas - Sl 130.1;
c) Reconhece que está rodeado de males - Sl 140.12;
d) Sente o coração desfalecido - Sl 40.12c;
e) Sente-se preso pelas iniquidades - Sl 40.12b;
f) O pecado é perseguidor e acusador - Sl 51.3b.

2 – O ARREPENDIMENTO DO CULPADO

a) Chama o seu próprio pecado de loucura - Sl 38.5b;
b) Sente sua tendência pecaminosa desde o nascimento - Sl 51.5;
c) Não canta, só geme e tem insônia antes do arrependimento - Sl 6.6;
d) Quer se afastar dos ‘amigos’ do pecado e práticas más - Sl 6.8;
e) Deseja sair do lamaçal e da correnteza das ‘águas’, Sl 69.1-2.

3 – A CONFISSÃO DO CULPADO

a) Antes da confissão, a dor e a frustração - Sl 32.3-4;
b) A confissão dos pecados a Deus – Sl 32.5;
c) Na confissão, se revela detalhe da iniquidade - Sl 51.3-4;
d) Na confissão não se justifica, se assume a culpa - Sl 51.2-3;
e) A confissão é o alívio da consciência - Pv 28.13.

4 – A ALEGRIA DO PERDOADO

a) O perdão é bem-aventurança e desfruto indescritível - Sl 32.1-2;

b) Renova-se o desejo de sacrificar a Deus - Sl 51.16-19;
c) Renova-se o interesse de compartilhar os conselhos de Deus com os demais - Sl 51.13;
d) Pede-se sempre a presença do Espírito Santo - Sl 51.11;
e) Há cânticos e exaltação a Deus - Sl 51.15.

5 – O CULTO DO PERDOADO

a) É oferecido a Deus com o coração quebrantado e espírito contrito - Sl 51.17;
b) É um culto solene, sem engano ou subterfúgios - Sl 32.2;
c) É o reconhecimento da misericórdia e do amor de Deus - Sl 106.43-48;
d) É um culto de aliança eterna com Deus - Sl 48.14; 23.6.
Conclusão: Nada se compara às delícias e à segurança de quem anda em paz com Deus. Não cedamos ao mal e continuemos a fazer ‘reparos’ quando necessários, para não perdermos o prazer da presença do Espírito Santo.