domingo, 30 de junho de 2013


                           

                               
                                    A Bíblia e a Trindade



Ensina a Bíblia realmente que Deus é uma Trindade?

O batismo cristão ordenado por Cristo na Grande Comissão (Mt 28.19) deve ser efetuado “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. Observe que o texto diz “nome” e não “nomes”. A idéia é que o nome de Deus é Pai-Filho-Espírito Santo. E verdade que o termo Trindade não se encontra no texto hebraico nem no grego, na Bíblia; e tampouco aparecem termos como “soteríologia” — no entanto, existe na teologia sistemática a doutrina da salvação, também se encontra a da “hamartologia”, a da “transcendência” e “imanência”, ou a da “preexistência” de Cristo, ou a “cristologia”. Poucas pessoas que discutem os ensinos bíblicos levantam uma bandeira vermelha e objetam contra o uso de tais termos, quando estudam a natureza das graciosas obras de Deus. Tais designações servem como rótulos convenientes, didáticos, para conceitos ou ensinos complexos a respeito de assuntos intimamente relacionados. E impossível discutir teologia como disciplina sistemática, filosófica, sem se usar esses termos técnicos. Nenhum deles se encontra na Bíblia, disso temos certeza. No entanto, todos eles formam um complexo grandioso de conceitos coerentes, organizados, que são ensinados nas Escrituras. Portanto, devemos rejeitar como irrelevante a objeção de que a palavra precisa, “Trindade”, não se encontra na Bíblia.

No entanto, aventuramo-nos a insistir em que alguns dos ensinos básicos e fundamentais a respeito de Deus tornam-se praticamente incompreensíveis, sem que tenhamos uma boa compreensão da doutrina da Trindade.

Em primeiro lugar, vamos definir com clareza o que significa “Trindade”. Esse termo implica que o Senhor é uma unidade que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo — sendo os três um só Deus. Que Deus é uno tanto o Antigo como o Novo Testamento o asseveram: Deuteronômio 6.4: “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”; Marcos 12.29: “Respondeu Jesus: o principal é: Ouve, ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor!”; Efésios 4:6: “[Há] um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos”. Vemos aqui afirmações claras, inequívocas de monoteísmo:

Deus é um só

Não há outros deuses além dele. Isaías 45.22 menciona Deus dizendo: “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”. Ou ainda Salmos 96.4,5: “Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos [hebr. ‘elilim tem conotação de ‘fraco, sem valor’]; o Senhor, porém, fez os céus”. Isso se torna muito explícito em l Coríntios 8.5,6: “Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também, por ele”.
Mas, a Bíblia também ensina que Deus não é uma mônada estéril, mas existe eternamente em três pessoas.
Isso fica implícito no registro da criação, em Gênesis 1.1-3: “No princípio, criou [bãrã; verbo no singular, não no plural bãre’û] Deus [’elohim, plural na forma, tendo o final im; esse plural para ‘Deus’ provavelmente é um ‘plural majestático’; entretanto, compare-se Gênesis 1.26,27, que discutimos abaixo] os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia... e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas [mostrando o envolvimento da terceira Pessoa na obra da criação]. Disse Deus [’elóhîm]: Haja luz; e houve luz”. Temos aqui Deus falando como a Palavra Criativa, o Verbo (Jo 1.3), que é a segunda Pessoa da Trindade.
Diz a Bíblia que cada pessoa da Trindade tem uma função especial, tanto na obra da criação como na da redenção.
O Pai é a Fonte de todas as coisas (1 Coríntios 8.6) “... pelo qual são todas as coisas”). Ele é aquele que planejou e ordenou a redenção. “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). A encarnação foi o cumprimento de seu decreto previamente anunciado em Salmos 2.7: “Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei”. Ele também deu-nos o Messias como expiação pelos nossos pecados (Is 53.6, 10). De maneira semelhante, ele concedeu o Espírito Santo a seu povo (At 2.18; Ef 1.17). Ele derramou a salvação sobre os redimidos (Ef 2.8,9), pela fé, que também é dom de Deus. E a seu Filho entregou a Igreja (Jo 6.37).
Quanto a Deus, o Filho, foi por meio dele que toda a obra da criação se realizou (Jo 1.3; lCo 8.6); significa que ele era também o Senhor Deus, ao qual se refere o salmo 90, o Criador que fez as montanhas, as colinas e toda a Terra. Ele é também o Sustentador e Preservador do universo material que ele criou (Hb 1.2,3). No entanto, ele também é o Deus que se tornou “carne” (Jo 1.18), isto é, um verdadeiro ser humano —sem deixar de ser divino, a fim de explicar (“exegete”) Deus à humanidade. Ele era a Luz que veio ao mundo para salvar os homens do poder das trevas (Jo 1.9; 8.12) por meio de sua perfeita obediência à lei e sua morte expiatória na cruz (Hb 1.3). Ele é também aquele que venceu o poder da morte, e, como o Salvador ressurreto, estabeleceu sua Igreja e comissionoua como seu templo vivo, seu corpo e sua noiva.
O Espírito Santo é aquela pessoa da Trindade que inspirou a redação das Escrituras (lCo 2.13; 2Pe 1.21), e manifesta o Evangelho aos redimidos de Deus (Jo 16.14). Ele comunica os benefícios do Calvário a todos quantos verdadeiramente crêem e receberam Cristo como Senhor e Salvador (Jo 1. 12,13); e Ele penetra em suas almas a fim de santificar seus corpos como templos vivos de Deus (lCo 3.16; 6.19), depois de terem nascido de novo pela sua graça transformadora (Jo 3.5,6). A seguir, ele ensina aos crentes as palavras de Cristo, de modo que possam entendê-las e crer nelas (Jo 14.26; lCo 2.10), e dá testemunho de Jesus tanto por sinais externos como por convicção interna (Jo 15.26; At 2.33,38,43). Ele santifica e congrega os membros de Cristo num organismo vivo, que é o verdadeiro templo do Espírito Santo (Ef 2.18-22) e concede a cada membro dons especiais da graça e do poder (charismata) mediante os quais possam enriquecer e for talecer a Igreja como um todo (lCo 12.7-11).
O NT afirma reiterada e claramente que Jesus Cristo é Deus encarnado. Ele veio como o Verbo criador, que também é Deus (Jo 1.1-3). De fato Ele é “o Deus unigênito” (Jo 1.18; segundo os manuscritos mais antigos, os melhores, essa era a redação original) em vez de “único Filho gerado”. Em João 20.28, a afirmação de Tomé, que deixara de ser incrédulo, “Senhor meu e Deus meu foi aceita por Cristo como sua verdadeira identidade; assim comentou o Senhor: “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”. Creram em quê? Acreditaram naquilo que Tomé acabara de reconhecer, que Cristo é Senhor e Deus!
Nas cartas de Paulo e nas epístolas gerais, encontramos outras afirmações claras sobre a deidade de Cristo:

1. Falando dos israelitas, assim diz Paulo: “... deles são os patriarcas, e também deles [ón, o particípio realmente exige essa tradução; ho ón (‘ele é’) tem de ser uma construção modificadora de ho Christos, como seu antecedente] descende o Cristo, segundo a carne [i.e., do ponto de vista físico], o qual é sobre todos, Deus bendito para todo o sempre. Amém” (Rm 9.5).

2. Em Tito 2.13, Paulo diz: “aguardando a bendita esperança e a manifestação [epiphaneia noutras passagens só se refere ao surgimento de Cristo, nunca de Deus Pai] da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus

3. Hebreus 1.8 cita Salmos 45.6,7 como prova da divindade de Cristo, ensinada no AT: “mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre” [o hebraico usa ‘elóhim aqui].

4. Hebreus 1.10,11 cita Salmos 102.25,26, declarando: “Em tempos remotos, Senhor [o salmo todo dirige-se a Iavé, pelo que o autor insere o vocativo Senhor aqui, partindo de um contexto anterior], lançaste os fundamentos da terra; e os céus são obras das tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces”. Aqui Cristo é mencionado como o Deus que sempre existiu, até mesmo antes da criação, que viverá para sempre, até mesmo depois de os céus terem cessado de existir.

5. Em l João 5.20, esse apóstolo diz: “... estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este [lit., esta pessoa] é o verdadeiro Deus e a vida eterna”.
No que concerne às passagens do AT, os seguintes fatos relacionam-se à Trindade:

1. Gênesis 1.26 cita Deus (‘elóhim) que diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”. Essa primeira pessoa dificilmente pode ser um plural editorial ou real, referente a uma única pessoa, a que fala, visto que tal uso não se verifica em parte alguma do hebraico bíblico. Portanto, precisamos enfrentar a pergunta:
Quem são as pessoas incluídas em “façamos nos” e em “nossa”. Dificilmente incluiríamos os anjos, que estariam sendo consultados, pois em parte alguma se diz que o homem foi criado à imagem deles; só de Deus. O v. 27 afirma: “Criou Deus [’elóhim], pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; o homem e a mulher os criou”, O Senhor — o mesmo Deus que falou de si mesmo no plural— declara agora que criou o homem à sua imagem. Em outras palavras, o plural equivale ao singular. Só podemos entender isto em termos da natureza trinitária de Deus. O verdadeiro Deus subsiste em três pessoas, as quais são capazes de discutir entre si e executar seus planos, pondo-os em ação, juntos — sem deixarem de ser um único Deus.

Para nós, que fomos criados à imagem de Deus, essa doutrina não deveria ser difícil de entender. Existe um sentido muito bem definido em que temos uma natureza tríplice, ou trinitária. I Tessalonicenses 5.23 indica-o com clareza: “O mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (grifo do autor). Com freqüência, encontramo-nos engajados em debate entre nosso espírito, alma e corpo, quando enfrentamos uma decisão moral, uma escolha entre a vontade de Deus e o desejo de nossa natureza carnal, que busca o prazer egoísta.

2. Salmos 33.6 diz: “Os céus por sua palavra se fizeram, e, pelo sopro [rûah, Espírito] de sua boca, o exército deles”. Aqui de novo temos o mesmo envolvimento das três pessoas da Trindade na obra da criação: o Pai decreta, o Filho, sendo o Verbo, executa o decreto do Pai, e o Espírito concede a dinâmica vital ao processo.

3. Salmos 45.6 já foi citado em conexão com Hebreus 1.8: “O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu reino”. Mas 45.7 traz uma referência a um Deus que abençoara ao Verbo que é o perfeito Rei: “Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”. O conceito de Deus abençoando Deus só pode ser entendido em um sentido trinitário. Um conceito de Deus unitário torna essa passagem ininteligível.

4. Isaías 48.16 mostra as três pessoas em ação, na obra da revelação redentora: “Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo [i.e., o livramento do povo de Deus dos grilhões e da escravidão], tenho estado lá. Agora, o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito”. Temos aqui o Deus-homem Redentor falando (o que se descreveu a si mesmo no v. 12 dizendo: “sou o primeiro e também o último”, e no v. 13, assim: “... a minha mão fundou a terra, e a minha destra estendeu os céus...” Agora ele diz, no v. 16: “... o Senhor Deus me enviou a mim e o seu Espírito (que nesse caso se refere a Deus, o Filho, e a Deus, o Espírito, a terceira Pessoa da Trindade). E possível que “e o seu Espírito” possa ligar-se a “me”, como objeto direto de “enviou”, mas no contexto do original hebraico, a impressão é que “seu Espírito” (rüah, Espírito) está ligado a ‘adonay YHWH (“Senhor Iavé), como mais um sujeito, em vez de um objeto. Seja como for, a terceira Pessoa torna-se distinta da primeira e da segunda, nesses versículos. Além dos exemplos mencionados acima, de versículos do AT que não fazem sentido a não ser que se admita a natureza trinitária de Deus, do Senhor triúno, existem múltiplos exemplos da atividade do “Anjo de Iavé” que se iguala ao próprio Deus. Consideremos as seguintes passagens:

1. Gênesis 22.11 descreve o momento dramático da experiência de Abraão no monte Moriá, quando estava prestes a sacrificar seu filho Isaque: “Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor:Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui”. O versículo seguinte prossegue, igualando esse ser celestial ao próprio Deus: “...agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho”. Depois, nos v. 16 e 17,0 anjo declara: “Jurei, por mim mesmo, diz o Senhor, porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência...”. Fica bem claro que o anjo de Iavé aqui é o próprio Deus. “Iavé” é o nome de aliança do Deus Triuno, e o seu anjo também é o próprio Deus. Em outras palavras, podemos identificar o anjo de Iavé em passagens como essa, como sendo a pré-encarnação do Redentor, Deus o Filho, já engajado na obra redentora e mediadora, antes ainda de tornar-se um homem, filho da virgem Maria.

2. Em Gênesis 31.11,13 observamos o mesmo fenômeno; o anjo de Deus na verdade é o próprio Deus: “E o Anjo de Deus me disse em sonho: Jacó! Eu respondi: Eis-me aqui [...] Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna...”.

3. Êxodo 3:2 declara: “Apareceulhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio duma sarça...”. Depois, no v. 4, lemos: “Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça...”. A identificação completa nós a temos no v. 6: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus”. Outra vez verificamos que o Anjo do Senhor não é outro senão Iavé em pessoa.

4. Juízes 13.20 declara: “Sucedeu, que, subindo para o céu a chama que saiu do altar, o Anjo do Senhor subiu nela; o que vendo Manoá e sua mulher, caíram com o rosto em terra”. Os v. 22 e 23 completam a identificação do anjo como sendo o próprio Senhor: “Disse Manoá a sua mulher: Certamente, morreremos, porque vimos a Deus”. Mas sua esposa lhe disse: “Se o Senhor nos quisera matar, não aceitaria de nossas mãos o holocausto e a oferta de manjares, nem nos teria mostrado tudo isto”.

À face dessa pesquisa das evidências bíblicas, concluímos que as Escrituras verdadeiramente ensinam a doutrina da Trindade, ainda que não empregue esse termo. Além disso, devemos observar que o conceito de Deus como sendo um, em essência, mas três nos centros de consciência —a que a Igreja grega se referia como três hypostases e a latina como três personae — e concepção singular, exclusiva, na história do pensamento humano. Nenhuma outra cultura ou movimento filosófico jamais apareceu com uma idéia semelhante a essa a respeito de Deus —pensamento que continua difícil à nossa mente finita, para que o entendamos. No entanto, a inabilidade nossa para compreender completamente a riqueza e a plenitude da natureza de Deus, como Trindade Santa, não deve constituir motivo para o ceticismo. Se só tivermos de aceitar aquilo que podemos entender totalmente, e nisso acreditar, estaremos, nesse caso, desesperançosamente além da redenção. Por quê? Pois jamais entenderemos plenamente como poderia Deus amar-nos de tal maneira que enviasse seu Filho Unigênito à terra para morrer por nós, pelos nossos pecados, e tornar-se nosso Salvador. Se não aceitarmos uma idéia que não podemos entender, como creríamos em João 3:16? Como receberíamos a certeza do evangelho e salvar-nos?

domingo, 12 de maio de 2013




Aquietai-vos e Sabeis Que Deus é Deus
“ Aquietai-vos e sabei que Eu Sou Deus, Sou exaltado entre as nações, Sou exaltado, Sou exaltado na terra“. Salmo 46:10 
A inquietação é um mal que tem afligido a muitos, antes de falarmos sobre calma, tranquilidade, paz de espírito, precisamos falar de seu antônimo a inquietação.O dicionário Aulete define bem esta palavra, vejamos :
(in.qui:e.ta.ção) 
sf.
1 Estado do que se acha inquieto, agitado: A inquietação do mar.
2 Estado de desassossego que impede a paz, o repouso, o cumprimento de um dever etc.; AGITAÇÃO; NERVOSISMO: Sentia uma inquietação que não o deixava trabalhar.
3 Estado que revela inquietação moral ou intelectual: Vivia imerso em inquietações filosóficas. 
[Pl.: -ções.]

[F.: Do lat. inquietatio, onis. Sin. ger.: inquietude
O inquieto é uma pessoa agitada, desassossegada, sem paz de espírito, sem repouso, ou seja não consegue dormir direito, é uma pessoa nervosa. Esta pessoa vive assim pois não consegue lidar com os problemas da vida, alguns problemas na vida nós temos capacidade para resolver, outros problemas, podem ser resolvidos por amigos ou por pessoas especializadas, outros problemas somente DEUS pode resolver, é sobre este tipo de problemas que o SALMO 46 se refere, vamos com humildade e com a inspiração do ESPÍRITO SANTO meditar nestes versos, esperando que no final todos nós possamos estar CALMOS e CONFIANTES no PODER DE DEUS para nos ajudar a resolver nossos problemas .

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALEZA, SOCORRO BEM PRESENTE NAS TRIBULAÇÕES . V. 1

Vamos começar com o verso 1, que informa por que devemos nos ACALMAR no meio das tribulações da vida , devemos estar CALMOS porque DEUS É O NOSSO REFÚGIO. Mas o que é REFÚGIO? O aulete informa ;
(re.fú.gi:o) 

sm.
1 Lugar para onde alguém foge ou se retira em busca de segurança e proteção; ABRIGO.
2 Lugar que proporciona tranquilidade, paz (refúgio campestre); RETIRO.
3 Esconderijo, valhacouto (refúgio de ladrões).
4 Amparo, conforto, proteção: Procurou refúgio nos braços do amante.

[F.: Do lat. refugium, ii. Hom./Par.: refúgio (sm.), refugio (fl. de refugiar).]
Existem momentos em nossa vida que dá vontade de encontrarmos uma caverna bem funda para ficarmos lá por um bom tempo, as vezes dá vontade de ir para outro planeta se fosse possível, tem pessoas que não suportam determinadas dores e perdas e decidem tirar suas vidas, pensando que desta forma pode resolver seus problemas. É sobre estes momentos que o texto se refere, nestes momentos em que queremos FUGIR e não sabemos exatamente para onde, o salmista surge nos dando direção .
Caro leitor, se voce se sente triste, deprimido, abatido, infleiz, desanimado, por ter perdido um ente querido, ou por ter perdido seu emprego, ou por ter enfrentado um divórcio, ou por saber que seu filho está nas drogas, ou por saber que tem um câncer, ou por qualquer outro motivo, a PRIMEIRA COISA que voce deve fazer é se ACALMAR, não se DESESPERE, DES ESPERO signifia AUSÊNCIA DE ESPERO, DE ESPERANÇA. Se voce perder a ESPERANÇA, você perde a FÉ , e sua vida estará em apuros .
Quando voce ouvir qualquer NOTÍCIA RUIM, se ACALME, e FUJA, FUJA, FUJA, mas não FUJA de casa, não fuja de cidade, estado ou país. Não fuja para o ÁLCOOL, não fuja para as DROGAS, não fuja para as RELIGIÕES. FUJA PARA DEUS, procure REFÚGIO EM DEUS, DEUS É UM VERDADEIRO REFÚGIO, mas porque DEUS se diferencia dos REFÚGIOS que as vezes aparecem para as pessoas? A diferença é que DEUS É REFÚGIO E FORTALEZA. O álcool, as drogas, as religiões e outros aparentes refúgios não podem resolver seus problemas porque não são FORTALEZAS. o álcool, drogas, religiões são criações humanas, parecem que acalmam, mas acabam fazendo mas mal, mas se você fugir para DEUS, você vai se sentir FORTE, porque DEUS é FORTALEZA, DEUS é PODEROSO, Deus sabe que problema voce enfrenta e tem SOLUÇÃO para qualquer dor e sofrimento, DEUS tem a capacidade de realizar MILAGRES.

SOCORRO BEM PRESENTE NAS TRIBULAÇÕES .. v. 1b
Caro leitor, imagine voce ter uma DOR e não existir um remédio para curá-la, ou estar num prédio em chamas e nenhum bombeiro vier salvá-lo, ou estar num mar alto naufragado sem nenhum salva - vidas por perto, estas situações levam as pessoas ao DESESPERO, mas jamais acontecerá com quem CONFIA EM DEUS, o CORAÇÃO de quem CONFIA em DEUS sabe de onde vem o SOCORRO, mas o que é SOCORRO, o dicionário AULETE informa :

sm.
1 Ação ou resultado de socorrer 

2 Auxílio ou assistência que se presta a alguém em caso de doença, perigo ou dificuldade de qualquer tipo: Prestou socorro ao acidentado: O socorro do tio impediu-o de abrir falência

3 O meio ou conjunto de meios empregados para prestar esse auxílio ou assistência: O socorro chegou para rebocar o doente: Cabia à instituição de caridade, dar socorro aos necessitados

SOCORRO então é a AÇÃO não é PROMESSA de ação, mas é a AÇÃO, porque estamos enfatizando este detalhe? porque existe muitas filosofias e religiões PROMETENDO SOCORRO, eles apenas prometem mas não tem capacidade de SOCORRER realmente.

O SOCORRO DE DEUS muitas vezes passa imperceptível na vida daqueles que CONFIAM EM DEUS. Deus constantemente nos livra da morte sem que percebamos, muitas vezes DEUS nos livra de ciladas armadas por nossos inimigos e por maus espíritos sem que saibamos, DEUS muitas vezes nos cura antes mesmo que os médicos descubram enfermidades em nós, DEUS faz isto, porque ELE nos ama e SABE cuidar muito bem de cada um de nós.
Mas o SOCORRO de DEUS se manifesta VISIVELMENTE para cada um de nós na HORA DA TRIBULAÇÃO, na HORA DA DOR, DA PERDA, DO SOFRIMENTO, DAS HUMILHAÇÕES, DAS PERSEGUIÇÕES, quando parece que os “ poderosos “ vão conseguir nos destruir, DEUS ENVIA SOCORRO e todos nós percebemos que somente DEUS poderia nos ajudar naqueles momentos.
PORTANTO NÃO TEMEREMOS, AINDA QUE A TERRA SE TRANSTORNE E OS MONTES SE ABALEM NO SEIO DOS MARES, AINDA QUE AS ÁGUAS TUMULTUEM E ESPUMEJEM, E NA SUA FÚRIA OS MONTES SE ESTREMEÇAM .

PORTANTO NÃO TEMEREMOS, o SALMISTA não está sozinho neste RELACIONAMENTO de VITÓRIA com DEUS, ele, eu, você e todos os que DECIDIRAM CONFIAR em DEUS verdadeiramente, NÃO PRECISAM TEMER, precisamos exercitar nossa FÉ, e exercitar a FÉ é DECLARAR para quem quiser ouvir .
Caro leitor, declare agora mesmo que você NÃO VAI TEMER. Se você está DOENTE, diga “ eu não temo esta doença nem a morte que ela possa me trazer “. Se você está sendo perseguido, humilhado, sendo alvo de mentiras e fofocas, diga: “ eu não vou temer o poder destas pessoas “. Se seus filhos estão envolvidos com poderosos traficantes que os obrigam a comprar drogas, diga; “ eu não vou temer estas pessoas, eu vou vencê-las “. Se você perdeu seu emprego que você tem investido por tantos anos, não se desespere, lembre-se que antes de estar neste emprego você estava desempregado também, diga : “ eu não vou temer o desemprego, pois eu sei que DEUS pode me dar novo trabalho. Se você e sua família tem sido atacada por forças do mal e por pessoas que os representam ameaçando colocar seu nome e de seus familiares em cemitérios, em boca de sapo e coisas deste tipo, diga; “ eu não vou temer estas forças que já foram vencidas na CRUZ DO CALVÁRIO por JESUS CRISTO “. 
CARO LEITOR diga ainda mais, diga “ MESMO QUE O PLANETA TERRA SE TRANSTORNE, OU SEJA MESMO QUE A TERRA VIRE DE CABEÇA PARA BAIXO, MESMO QUE OS MONTES LÁ NO FUNDO DOS MARES COMECEM A SE ESTREMECER , MESMO QUE O MAR NA CIDADE ONDE MORO SE TUMULTUE E FIQUE CHEIO DE ESPUMA DAS ONDAS, NADA, nada mesmo vai abalar a MINHA FÉ, diga a todos que você confia em DEUS para tudo, mesmo que a morte chegue a você , você sabe que O PODER DE RESSUSCITAR que DEUS tem pode levantar você de onde você estiver .

“ AQUIETAI - VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS , SOU EXALTADO ENTRE AS NAÇÕES , SOU EXALTADO , SOU EXALTADO NA TERRA “. SALMO 46 : 10 

Caro leitor existem coisas que ninguém pode fazer por nós, somente eu e você podemos nos acalmar, as pessoas podem nos dar chás de camomila e hortelã ou outro calmante, mas somente nós podemos nos ACALMAR, nos AQUIETAR .

Porque viver inquieto, se podemos viver CALMOS? porque viver AFLITO, se podemos viver em PAZ? porque viver ATRIBULADO, se podemos viver TRANQUILOS? a escolha é sua, escolha hoje se AQUIETAR, e qual é o remédio que pode nos AQUIETAR, é o conhecimento, o conhecimento que aprendemos em um único livro, a Bíblia sagrada, O CONHECIMENTO que DEUS é DEUS. Tem gente que pensa que DEUS fica brincando com nossos sentimentos e nos deixa passar por apuros para depois nos ajudar, tem gente que pensa que DEUS tem o mesmo poder que satanás e que por isto a luta espiritual é intensa e as vezes DEUS vence e as vezes o inimigo vencê. Nada disto é verdade, TEMOS QUE SABER que DEUS é DEUS, sendo DEUS, ELE tem TODO O PODER, ninguém rivaliza com DEUS, todos os poderes que atuam no universo e no planeta estão submissos ao poder de DEUS.

DEUS É EXALTADO ENTRE AS NAÇÕES, NA TERRA. Nos céus sabemos que DEUS é EXALTADO pelos anjos, arcanjos e seres que vivem diante de DEUS, mas na terra, entre as NAÇÕES, entre os povos DEUS também é exaltado, a cada dia milhares de pessoas se rendem a DEUS, a cada dia milhares de pessoas são curadas e libertas pelo poder de DEUS através das pregações dos servos de DEUS espalhados em cada canto do planeta, a Bíblia sagrada, o LIVRO DE DEUS é BEST SELLER, ou seja o mais vendido, a IGREJA VERDADEIRA de DEUS, cresce a cada dia, ocupando terrenos antes ocupado pelo mal, mesmo parecendo que o mal está tomando conta dos jovens, das igrejas, das pessoas, o inverso é que é a verdade, DEUS está EXALTADO .

Vejamos o que é EXALTAÇÃO no dicionário AULETE . (e.xal.ta.ção) [z] 

1 Ação ou resultado de exaltar, elogiar, louvar, enaltecer

EXALTAR é ELOGIAR, LOUVAR, ENALTECER. Sim milhões de pessoas estão ELOGIANDO a DEUS pela inteligência ao criar a vida humana, os animais , as plantas. Elogiam também pela forma como Deus administra seus planos, ao enviar os servos do passado, depois enviou JESUS CRISTO, depois enviando o ESPÍRITO SANTO para viver na vida do servo de DEUS, DEUS é elogiado também pela maneira de realizar milagres na hora que acha conveniente, DEUS tem sido elogiado por dar DONS E TALENTOS para que as pessoas possam adorá-lo .

Sim DEUS é exaltado entre as nações e precismos SABER DISTO para nos AQUIETAR. Caro leitor, hoje é tempo em que DEUS te convida a viver uma vida feliz e abençoada. AQUIETE-SE , ACALME-SE , TRANQUILIZE-SE DEUS está do seu lado, espere somente vitórias. Que DEUS te abençoe .

Imagem|Foto - O Cristão e a  Inveja - Estudo Biblico | Midia Gospel

O Cristão e a Inveja


De todos os sentimentos que o ser humano pode ter não há dúvida de que a inveja é um dos piores. E isso é tão verdade que dentre os dez mandamentos ordenados por Deus está escrito: “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo” (Ex 20: 17). E o livro de Provérbios registra que “O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda” (Pv 27: 4).

Na Bíblia encontramos o registro de vários casos de inveja, o que nos proporciona preciosos exemplos sobre o tema. Caim invejou Abel por que Deus se agradou mais da oferta dele do que da sua (Gn 4: 1-16). Os filisteus invejaram a Isaque por que o Senhor o tinha prosperado (Gn 26: 14). Raquel invejou Léia por que está podia ter filhos (Gn 30:1). Os irmãos de José tinham inveja dele por que ele agradava ao seu pai (Gn 37: 11; At 7: 9). Datã e Abirão invejaram Moisés e Arão por que estes eram dedicados ao Senhor e eram os escolhidos Dele (Sl 106: 16,17). Saul invejou a Davi por que Deus lhe deu conquistas, a cabeça de Golias e o amor do povo (1 Sm 18: 6-16; 19:5). Os líderes judeus entregaram Jesus por que tinham inveja de suas obras (Mt 27: 18, Mc 15: 10). O Grande Sacerdote do partido dos saduceus e seus companheiros puseram os apóstolos na prisão por inveja dos sinais e maravilhas que o Senhor realizava através deles (At 5: 17,18). Simão, o Mago, invejou os apóstolos por que estes oravam e as pessoas eram batizadas com o Espírito Santo (At 8: 14 -25). Os judeus invejaram Paulo e Barnabé por que estes conseguiram reunir uma grande multidão para ouvi-los (At 13: 44- 46). Os judeus de Tessalônica ficaram com inveja de Paulo e Silas por que muitos se converteram ao evangelho, inclusive senhoras muito ricas (At 17:1-9). Enfim, a partir da queda do homem no jardim do Éden a humanidade sujeitou-se a este sentimento perverso e autodestrutivo.

Para um melhor estudo importa definirmos o que vem a ser inveja. É comumente aceito que este sentimento pode ser definido como o desejo que leva o ser humano a querer ter ou ser o que outro ser humano conquistou ou é. A principal razão, portanto, da inveja ser pecado é que a pessoa invejosa deixa de perceber que Deus reservou bênçãos para todas as pessoas, inclusive ela, e passa a ambicionar tola e desnecessariamente o que é de outrem.

As consequencias são terríveis. O livro de Provérbios (14: 30) ensina que “A paz de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer”. O invejoso é, assim, o maior prejudicado. Ao estuda-la, é fácil perceber que ela pode levar o seu detentor a desenvolver três atitudes ruins e autodestrutivas.

A primeira atitude ruim que a inveja faz desenvolver em seu detentor é a acumulação de amargura no coração. O invejoso vive em um estado emocional de amargurada e infelicidade. Ele não está satisfeito com o que Deus lhe deu ou proporcionou para que ele desfrute.

Normalmente, como o invejoso se concentra mais na pessoa invejada do que em si mesmo, não sabe desenvolver seu potencial (Tg 4: 2). Esta é a segunda atitude autodestrutiva. O invejoso muitas vezes recusa todas as promessas de Deus pra sua vida por que quer ter a vida de outro. Quando se depara com uma pessoa que tem grandes talentos ele fica com medo de que seu brilho seja ofuscado, não percebendo que este medo do talento dos outros e o desejo desenfreado de tê-los será a causa da sua estagnação. A inveja pode levar o ser humano a se esquecer de que em Jesus Cristo somos filhos de Deus e em nós habita todos os recursos para realização de sua obra e de nossos sonhos. Ninguém é ofuscado por ninguém. Todos nós somos “sal da terra e luz do mundo”. Cada um tem uma chamada e uma utilidade que precisa ser desenvolvida (1 Co 12; Ef 4:1-16).

A terceira atitude que alguém pode desenvolver com a inveja é ódio para com o invejado. Esse sentimento de ódio se manifesta ou na inútil tentativa de copiar a pessoa invejada ou na também inútil tentativa de destruí-la. Assim, tentando aniquilar a raiva que sente da pessoa invejada, o invejoso busca conquistar o que ela tem ou ser o que ela é utilizando-se do artifício que for preciso e, em caso de fracasso, o que é que ocorre na maioria das vezes, tenta destruir o que tem ou o que ela é.

Caim poderia ter mudado seu coração e oferecido pra Deus outra oferta que o agradasse, mas preferiu matar Abel. A mesma atitude teve Saul para com Davi, os irmãos de Jose para com ele e os judeus para com Jesus e os apóstolos. Eles não aguentavam mais ter inveja e preferiram tentar acabar com os invejados. Entretanto, em todos os casos fracassaram. Os planos de maldades deles constituíram em obstáculos superados para as vitórias e a concretização dos propósitos de Deus.

Para finalizar quero dar a resposta de duas relevantes perguntas relacionadas ao tema: Como nos proteger de pessoas invejosas? Como podemos ficar livres de nos tornar invejosos?

A resposta para a primeira pergunta é: confiança em Jesus. A Bíblia diz em Salmos (34: 22) que “O Senhor Deus salva a vida dos seus servos; aqueles que procuram a sua proteção não serão condenados”. Quando os judeus, por inveja, começaram a insultar Paulo e Barnabé e a contradizê-los, eles “falaram com mais coragem ainda”. Portanto, não ligue para os invejosos, pois você está livre em Cristo Jesus. Prossiga sua obra com humildade e respeito a Deus e aos demais. Agindo dessa forma, seu caminho sempre prosperará.

A resposta para a segunda pergunta também é confiança em Jesus. A Bíblia diz em João (8: 36) que se Jesus nos libertar, verdadeiramente seremos livres. Em Jesus temos a certeza de que somos amados de Deus e que temos todos os recursos para desenvolvermos nosso potencial. O Senhor Jesus nos deu o exemplo ao dizer que os que cressem em seu nome iriam fazer obras maiores das que Ele fez nos seus três anos de ministério terreno (Jo 14: 12-14). Ele não tinha inveja de ninguém, mas incentivava seus seguidores a desenvolverem seu potencial. Portanto, não tenha medo do talento dos outros, procure descobrir os seus e seja útil conforme o que te foi dado. Tenho certeza de que lhe foi dado mais do que pensa ou imagina. Basta você desenvolver. E isso não ocorrerá se você estiver preso a este sentimento tolo.

A Paz de Cristo a todos!
|  Autor: Jonatas Eduardo. B.M. Teixeira